Em quanto tempo me torno profissional?

Atualizado: Jul 2

Uma pergunta que estou bastante acostumada a ouvir desde que comecei a dar aulas.

Na Dança do Ventre nós não temos um caminho muito ortodoxo. Há pessoas que se tornam profissionais com 5 anos, outras com 10, outras com 15.

É importante você saber que não é uma simples virada de chave ou um único acontecimento que te torna profissional.



Esteja Preparada!

Essa nova etapa do seu caminho vem de um processo de estudos, de contato com o mercado, de um acúmulo de experiências, de um acompanhamento de uma ou mais pessoas que você escolhe para te guiar nesta caminhada e também de uma demanda em relação aos seus serviços.


Que fique claro que é muito difícil você ingressar no caminho profissional acertando a maior parte do tempo, sendo referência, enfim...


Você vai aprender muito, vai errar muito, vai quebrar a cara, mas também vai acertar e as vezes vai acertar mais do que alguém que já está há mais tempo.


"Se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve!"

Existem milhares de caminhos para você seguir. Você pode mudar muitas vezes, e provavelmente vai, mas não esqueça de ter o objetivo final o mais claro possível.


E digo isso pensando em tirar as ilusões da frente e entender de fato onde você quer chegar. A rota muda, as vontades mudam, mas o que você realmente quer dificilmente vai mudar.


Seja honesta com você, avalie suas capacidades, suas potências e também as suas fraquezas. O que está disposta a fazer? O que você está disposta a abrir mão?


Quer viver de dança?

Aprenda a treinar, a estudar, a ensinar, mas principalmente a observar a si mesma, o mercado, os profissionais, os eventos, os formatos e principalmente o perfil de pessoas em potencial que comprarão os seus serviços.


O movimento não para, os aprendizados são diários como em qualquer outra profissão e a prática te faz melhorar muito!

Posts recentes

Ver tudo